Franz John, jogador do MTV 1879 juntou-se com mais dez colegas que, assim como ele estavam cansados das condições nas quais tinham que jogar, foi feita uma reunião naquele dia para rescindir de sua equipe. O clube que criaram se chamou "Schwabinger Bayer". Anos mais tarde o nome foi mudado para FC Bayern de Munich, mundialmente conhecido como os "Bávaros".
Algum tempo mais tarde o Bayern conseguiu ascender à divisão superior, baixo o comando do treinador Tschik Cajkovski, morto em 1988. Começou um desenvolvimento surpreendente dentro da equipe porque o cronista avistou pela primeira vez o nome de Franz Beckenbauer e porque apareceram pela primeira vez nomes importantes na história do Bayern.
Não foi um ano sem títulos, já que antes do Campeonato mundial o FC Bayern tinha ganhado sua segunda copa por 4 a 2, Ohlhauser e Beckenbauer marcaram no final de Frankfurt diante de 60000 espectadores. Em um ano mais tarde, em 1967, chegou o primeiro título europeu. Pouco depois de conquistar a terceira copa por 4 a 0 conseguiram o doblete: Franz "Touro" Roth, que sempre marcava nas partidas importantes, pelo qual se ganhou o apelido de "Mister Copa da Europa”.
No final da Recopa da Europa nesse ano enfrentaram-se a um dos melhores Rangers da história. Os alemães passaram-lhes por em cima sem contemplaciones. Alemanha tinha-se convertido no berço dos melhores jogadores do Mundo. Em seu primeira final da Copa de Campeões da Europa 1973-74 em um final que passará à história o Bayern Munich empatou ante o Atlético de Madrid graças a um disparo desde o centro do campo no minuto 92 do encontro, no partido de desempate disputado ao dia seguinte, o Bayern conseguiu sua primeira Copa da Europa ao ganhar, desta vez sem apelativos por 4-0. Neste verão a coluna vertebral do Bayern ganhou a segunda Copa Mundial de Futebol para a Alemanha ante a "laranja mecânica", onde jogava Johan Cruyff, o domínio do "Kaiser", sobrenombre de Franz Beckenbauer, não tinha terminado ainda.
Em 1975 o Bayern ganhou sua segunda Copa da Europa, e em 1976, conseguiu sua terceira Copa da Europa e a primeira Copa intercontinental ao vencer o Cruzeiro Esporte Clube do Brasil.
Beckenbauer retirou-se em 1977, e a equipa notou sua ausência durante três anos nos que não conseguiu nenhum título. Estes voltaram da mão, ou melhor dito dos pés, de um jovem Karl-Heinz Rummenigge.
Fußball-Club Bayern München, conhecido em português por Bayern de Munique é o clube mais famoso e bem sucedido da Alemanha possuindo uma torcida fiel constituída por quase cem mil membros associados e organizados, tendo tido uma média de 52.529 espectadores por partida durante temporada 2004/05 da Bundesliga. Atualmente é o time com o maior número de conquistas da Bundesliga (22) e da Copa da Alemanha (15).
Na temporada 2007-08, o conjunto conseguiu levar-se a Copa da Alemanha, onde venceu 2-1 ao Borussia Dortmund; na Copa da UEFA, uma vez conseguida a primeira posição de seu grupo e superados os quartos de final eliminando de forma agónica a Getafe, disputou a semifinal da Copa da UEFA de 2008 contra a equipa revelação Zenit de San Petersburgo ficando eliminado no partido de volta como visitante, depois de perder 4-0. O objectivo principal cumpriu-se depois que Bayern se coroasse campeão da Bundesliga 2007-08 somando seu título número 21, se classificando à Une de Campeões fechando assim uma excelente campanha onde ademais suas novas contratações conseguiram adaptar à equipa tal é o caso dos internacionais o alemão Miroslav Klose, o italiano Luca Toni e o francês Franck Ribéry, sendo o italiano máximo goleador da Une Alemã e da Copa da UEFA.
O adeus do Bayern do "General" como se lhe conhece ao exitoso treinador Ottmar Hitzfeld e marcando assim o adeus ao futebol tanto a nível clubes e de sua selecção Nacional, do goleiro Oliver Kahn que disse:
"Receber a ensaladera de campeão é o máximo. 20 anos de carreira profissional é algo incrível. Vivi de tudo no futebol. Agora já não há voltada atrás, é o momento justo para pendurar as luvas. Estou muito agradecido de tudo". Agora a Une de Campeões será a prioridade do Bayern a próxima temporada. "No próximo ano o mais importante será a Champions", expressou-se o director desportivo bávaro Uli Hoeness.
Com a contratação do técnico holandês Louis Van Gaal, o clube sofreu uma reformulação em seu elenco, dispensando jogadores mais experientes como Zé Roberto e Luca Toni, e contratando uma safra mais jovem e com perspectivas futuras altas. Os resultados foram imediatos. Líderados pelo atacante holandês Arjen Robben, a equipe conquistou os dois torneios nacionais com méritos. A empolgação chegou até na final da Liga dos Campeões da Europa, que foi contida com um vice campeonato europeu depois da derrota na final para a Internazionale de Milão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário