quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os Clubes de Futebol mais ricos do mundo



Manchester United Football Club


Fundado em 1878 como Newton Heath L&YR Football Club, era o time dos operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. Entrou, juntamente com outro time de Manchester, chamado Ardwick AFC, para a Liga de Futebol Inglesa em 1892, seu nome foi mudado no ano seguinte para apenas Newton Heath Football Club.
Somente em 1902 passou a chamar-se Manchester United Football Club , mesma época em que o time se encontrava á beira da falência , graças á John Henry Davies, empresário cervejeiro que comprou a equipe sendo seu presidente até sua morte em 1927, o time conseguiu reestruturar-se financeiramente. Foi de Davies a sugestão de alterar o uniforme: verde e dourado, que dividiam a camisa, foram substituídos por vermelho e branco. Na temporada 1905/06, o novo time conseguiu promover-se para a Primeira Divisão.
Devida á punição imposta ao outro time da cidade, o ex-Ardwick (que, desde 1893 passara a chamar-se Manchester City), que estava pagando a seus jogadores salários superiores ao teto imposto pela Associação Inglesa de Futebol, o United provocou um primeiro atrito com o clube que seria seu rival: Contratando jogadores suspensos até o ano novo de 1907, só que esses jogadores pertenciam ao tal time rival. Dentre eles, o grande destaque do City, o "bruxo galês" Billy Meredith. Na primeira temporada com o elenco cheio de ex-jogadores do outro time, o United conquistou seu primeiro título no campeonato inglês.
 O Manchester United é o atual vice-campeão da Premier League, o clube é um dos mais bem sucedidos da história do futebol inglês e ganhou 22 títulos importantes desde que  Alex Ferguson tornou-se treinador em 6 novembro de 1986. Em  1968, o manchester tornou-se o primeiro clube inglês a vencer a copa dos campeões atual Liga dos Campeões, batendo o Benfica. Eles ganharam a segunda Liga dos Campeões em 1999 em uma vitória dramática sobre o Bayer de Munique com uma virada nos acréscimos, o seu terceiro e último título mundial foi em 2008, sobre o seu rival Chelsea nos pênaltis. O clube detém juntamente com seu rival Líverpool o recorde de 18 títulos do campeonato inglês, e também detém o recorde da copa da Inglaterra, com 11 troféus.
É conhecido como Red Devils, "Diabos Vermelhos", bem como por abreviações de seu nome, como Manchester Utd, Man United, Man Utd, United e MUFC. Em muitos lugares, é referido apenas como "o Manchester" ou "o UNITED" assim referido pela grande maioria dos fãs, devido à apenas recente grande projeção mundial de seu rival Manchester City. É necessário deixar claro que, para a grande maioria dos fãs que conhecem a história do clube, o termo Man U é pejorativo, já que sua origem data da época do desastre de Munique, quando os torcedores de outras equipes criaram músicas exaltando a tragédia e o fato de vários jogadores terem falecido.
Inicialmente um clube de média expressão no futebol inglês, tem sua história de conquistas confundida com a trajetória longeva de dois técnicos pela equipe, ambos escoceses, ambos agraciados com o título de Alex ferguson após fazerem o clube conquistar aEuropa: Matt Busby(que treinou o United de 1945 a 1969, além de um pequeno período de dezembro de 1970 ao início do verão de 1971) e Ferguson (comandante do time desde novembro de 1986).
Desde a década de1990, o clube tem sido uma dos clubes mais ricos do mundo e com a maior receita de qualquer clube de futebol, e em abril de 2009 foi classificado como o clube mais rico e valioso em qualquer esporte, com um valor estimado de £ 1.136 bilhões (1.319 bilhões / $ 1,870 bilhões).  O Manchester United foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e da sua substituição, a Associação Europeia de clubes. O clube foi eleito pela FIFA o 2° maior clube de futebol do século XX e o primeiro entre todos os clubes ingleses.



Real Madrid Club de Futbol



A história do Real Madrid começou em 1902. No referido ano, em 6 de março, um grupo de praticantes de futebol da capital espanhola fundou o Madrid Foot Ball Club, já com corpo diretivo e intenção de propagar a prática do esporte.
Já naquele momento os responsáveis definiram o uniforme do novo clube. A vestimenta foi inspirada no London Corinthians, da Inglaterra, que tinha camisas e shorts brancos e meiões roxo escuro.
Três anos depois, o Real Madrid conquistaria o primeiro título de sua história. Em 1905, na final contra o Athletic Bilbao, o time da capital venceu por 1 a 0 e conquistou a Copa da Espanha.
No mesmo, ano, o Real Madrid jogou sua primeira partida internacional. Foi contra os franceses do Gallia Sport, em Madri, e o resultado foi um empate por 1 a 1.
Em 1912, o Real Madrid conseguiu seu primeiro local para a prática do esporte. Era um campo em O’Donnel, um bairro de Madri, que era alugado por um empresário local para o clube.
Oito anos depois, o até então Madrid Foot Ball Club ganhou o prenome “Real”. O então rei Dom Alfonso XIII concedeu a honraria ao clube, que até hoje adota o novo nome.
Com tudo pronto para se tornar a principal potência do futebol no país, o Real Madrid conseguiria seu primeiro grande título na temporada 1931/32. Nesse ano, foi campeão espanhol pela primeira vez, com uma campanha invicta. Foram 18 jogos, com dez vitórias e oito empates.
A boa fase, porém, seria interrompida pela Guerra Civil Espanhola. No período, o Real Madrid teve seu estádio transformado em campo de concentração pelo governo. A situação só começaria a melhorar em 1939, com o fim do conflito.
Depois disso, o clube iniciou um período de crescimento que culminaria na inauguração do novo estádio do clube. O Santiago Bernabéu, que recebia o nome em homenagem ao então presidente do Real, sediou sua primeira partida em 1947, e viu uma vitória do time da casa por 3 a 1 sobre o Belenenses, de Portugal.
A década seguinte ficaria marcada pelas expedições internacionais do clube, que passou por torneios amistosos na América do Sul e na própria Europa. Mais que isso, foi o período em que o Real Madrid conseguiu mais títulos da Liga dos Campeões.
Na temporada 1955/56, o clube venceu o Stade de Reims, da França, na final por 4 a 3, e garantiu sua primeira taça européia. Nos quatro anos seguintes, a mesma coisa. O Real foi o vencedor do torneio em 1956/57, 1957/58, 1958/59 e 1959/60.
Até hoje o pentacampeonato europeu é um recorde a ser batido. A última final, inclusive, ficou marcada como um dos principais jogos da história do torneio. Em 1960, o Real Madrid venceu o Eintracht Frankfurt por 7 a 3.
Em 1963, mais uma vez interesses políticos interferiram na história do Real Madrid. Durante a disputa da Pequena Taça do Mundo, na Venezuela, um grupo de guerrilha armado seqüestrou Di Stéfano para chamar a atenção. Por sorte, nada aconteceu ao meia, que foi liberado sem maiores danos.
Três anos depois, o Real Madrid esqueceria o problema para conquistar novamente a Europa. Com uma vitória sobre o Partizan Belgrado, da então Iugoslávia, o clube conquistou sua sexta Liga dos Campeões.
Na década seguinte, os grandes momentos do Real Madrid foram no Campeonato Espanhol, especialmente no fim da mesma. Na temporada 1977/78, o time de Ulrich Stielike e Juanito conquistou o primeiro título do tricampeonato da Liga que estava por vir.
Nos anos 1980, mais uma vez sem Liga dos Campeões, o Real Madrid teve de se contentar com os títulos do Campeonato Espanhol. No seu país, foi pentacampeão espanhol entre 1985/86 e 1989/90, como um time que tinha Hugo Sánchez e Emílio Butragueño. O início dessa seqüência, em 1985, foi marcado também pelo título da Copa da UEFA.
Depois de duas décadas gloriosas na Espanha, o Real Madrid começou os anos 1990 buscando novas glórias européias. E conseguiu. Depois de 32 anos sem títulos da Liga dos Campeões, o clube conseguiu, em 1998, o título continental ao bater a Juventus, da Itália, por 1 a 0, gol do sérvio Pedja Mijatovic.
Daí em diante, o Real Madrid passaria por mais um período áureo no torneio. Em 2000, repetiu o título ao superar o Valencia por 3 a 0, com Raúl e Morientes como grandes destaques da equipe.
No mesmo ano, Florentino Pérez foi eleito presidente, e começou a “era dos galácticos” no clube, com muitos investimentos em jogadores de nome. Vieram Figo, Zidane, Ronaldo, Owen, Bekcham, entre outros. Ainda em 2000, o Real Madrid foi eleito pela FIFA o melhor clube do século 20, principalmente pelas conquistas dos anos 1950.
O principal título desse período foi a Liga dos Campeões de 2002. Com grande participação do meia francês Zidane, o time venceu o Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 2 a 1 e conquistou seu nono título europeu, recorde absoluto entre os clubes do Velho Continente.
Depois disso, porém, o time viu o desempenho em campo sucumbir aos compromissos externos. Com isso, Florentino Pérez pediu renúncia e encerrou assim a era dos galácticos.
Em 2009, nova era dos galácticos, com a contratação de Cristiano Ronaldo e de Kaká.
O Real Madrid Club de Fútbol é considerado hoje pela FIFA, o maior do século XX. Além de trabalhar também com outros esportes como: Atletismo, Rugby, Beisebol, Natação, Tênis, Tênis de mesa, Voleibol, Ginástica, Luta, Boxe, Xadrez e Handebol.
O clube realizou quatro das cinco maiores contratações do futebol mundial: Luís Figo em 2000, por cinquenta e seis milhões de euros, Zinédine Zidane em 2001, por setenta e dois milhões de euros, Kaká em 2009, por sessenta e cinco milhões de euros, e Cristiano Ronaldo também em 2009, por noventa e quatro milhões de euros.


O Arsenal Football Club



O Arsenal Football Club foi criado a partir da ideia de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory em 1886, que, por diversão, decidiram montar um time de futebol. O Clube a princípio não veio a chamar Arsenal, e sim Dial Square. A primeira partida foi realizada contra o Eastern Wanderers no dia 11 de dezembro de 1886, e o time recém criado venceu por 6 x 0, para a alegria dos trabalhadores da fábrica de armas. Pouco tempo depois o time mudou de nome e passou a se chamar Royal Arsenal, e continuou jogando campeonatos e copas amadoras até o ano de 1891, quando se profissionalizou.Então, em 1891, o time mudou de nome novamente, chamando-se dessa vez Woolwich Arsenal, e conseguindo finalmente entrar para a segunda divisão inglesa, em 1893, alcançando a primeira divisão em 1904. Devido á má localização do bairro o time a atraia pouco público em comparação com outros clubes londrinos. Isso quase levou o time a falir, até que em 1910 Henry Norris assumiu o controle do Arsenal. Norris então procurou tirar o clube de Woolwich. Logo após ser rebaixado, em 1913, o time mudou-se para o bairro de Highbury ,obtendo sua ultima mudança no nome me passando á chamar-se apenas Arsenal. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, retornou para a primeira divisão do futebol inglês, onde permanece até hoje.
Hebert Chapman chegou ao Arsenal em 1925 e em 1930 guiou os Gunners ao seu primeiro troféu, vencendo o Huddersfield Town na final da FA Cup. Na temporada seguinte, o Arsenal seria campeão Inglês pela primeira vez. Entre 1933 e 1935, ganhou o tricampeonato da liga, feito que só havia sido feito por quatro clubes de ponta. Chapman veio a falecer no meio dos anos de glória do time e acabou se tornando uma lenda para o Arsenal. George Allison assumiu o comando até o final da década, ganhando mais uma FA Cup em 1936 e outro título em 1938. Durante este tempo, teve alguns dos melhores jogadores disponíveis na Inglaterra: Alex James, Ted Drake, David Jack, Eddie Hapgood e George Male apenas alguns dos nomes que jogaram em um dos maiores times da Football League.
No início do novo século, o Arsenal conquistou feitos quase impossíveis. Liderados pelo técnico francês Arsène Wenger, um time até então sem grandes nomes veio a ganhar duas dobradinhas dentro da Inglaterra. Na temporada 2001-02, o time conquistou a Premier League e a FA Cup repetindo o feito da temporada 1997-98.
Levando em consideração a dificuldade da Premier League, que é considerada por muitos a liga mais difícil do mundo, o Arsenal veio a ganhar o título sem perder uma partida sequer. Foi na temporada 2003-04, e os torcedores do Arsenal deliraram no último jogo da liga, e logo após o apito final, mais de 350 mil torcedores saíram às ruas de Londres para celebrar o título da equipe que estava fazendo história. Tal equipe que consagrou jogadores como Patrick Vieira, Sol Campbell, Gilberto Silva, Fredrik, Ljungberg, Robert Pirès, Edu, Dennis Bergkamp e Thierry Henry. Foi uma celebração gigantesca que chamou a atenção de quase toda imprensa mundial. O time terminou a temporada invicto por 49 jogos, entre a Premier League e as demais competições europeias e nacionais. Até hoje, nenhum time inglês conseguiu tal feito. O Arsenal só veio a perder para o Manchester United na temporada seguinte, quebrando a invencibilidade histórica do time.
As duas dobradinhas e mais o título da FA Cup, em 2005, consagraram de vez o técnico Arsène Wenger como um dos maiores da atualidade e da historia do clube, e mostrou também ao mundo um dos maiores ídolos do Arsenal e um dos melhores atacantes que o mundo já viu, o também francês Thierry Henry.


Futebol Club Barcelona


Em 29 de novembro de 1899 no Gimnasio Solé, Hans Gamper fundou o Futbol Club Barcelona, com mais onze entusiastas praticantes do que naquele momento era um desconhecido esporte chamado futebol, tendo como seu primeiro presidente o inglês Walter Wild (o mais velho de todos), que dirigiu o clube de 1899 a 1901. Hans Gamper, o grande responsável pela fundação, foi presidente por cinco vezes: 1908/1909, 1910/1913, 1917/1919, 1921/1923 e 1924/1925.
O brasão da cidade de Barcelona foi seu primeiro distintivo e foi utilizado até o ano de 1910, quando foi criado um concurso aberto a todos os sócios, para a criação de um escudo próprio. Ganhou o concurso Carles Comamala, jogador do clube de 1903 a 1912. Assim nasceu o escudo que o clube utiliza em seus uniformes até os dias de hoje, salvo algumas alterações feitas ao longo dos anos

Naquele tempo, a mais de 100 anos, seus fundadores jamais poderiam imaginar que aquela iniciativa acabaria por alcançar o mundo futebolistico - o Barça é um dos maiores clubes do futebol mundial. É o representante de milhões de pessoas de qualquer parte do mundo, e um simbolo de identidade tanto esportivo, como também social, politico e cultural. Nos momentos mais dificeis foi a bandeira da Catalunha, representando os anseios de liberdade do povo catalão, uma simbologia que continua fortemente "arraigada" no clube e no povo catalão. No contexto espanhol, o Barça se identifica com causas solidárias, concretamente com a infância, através do acordo de patrocínio com a UNICEF.
Durante os mais de 100 anos o "barcelonismo" já viveu momentos de glórias e infortúnios, épocas brilhantes e importantes derrotas, que contribuíram em muito para definir a personalidade de um clube que, por suas peculiaridades e características, é único no mundo.

Desde a sua fundação até a construção do estádio de Les Corts (1899 a 1922), o Barça foi uma equipe de futebol igual as outras equipes de Barcelona. Aos poucos, com o passar do tempo, passou a ser a referência máxima do futebol catalão.
No período de do Estádio Les Corts até a construção do Camp Nou (1922 a 1957), o clube viveu situações contraditórias. Por uma parte viu crescer o seu quadro associativo, que pela primeira vez superou os 10.000 sócios, um período que surgiram grandes jogadores do porte de Alcântara e Samitier. Por outra parte, as dificuldades financeiras e políticas derivadas da Guerra Civil espanhola e o pós guerra, pois o clube teve que sobreviver num clima muito adverso, com o assassinato, em 1936 do presidente Joseph Sunyol, a personalidade que, precisamente levou consigo o lema "desporte e cidadania". Mesmo assim o clube sobreviveu e iniciou uma recuperação social e esportiva que se materializou na construção do Camp Nou.
Da construção do Camp Nou até o seu 75° aniversário (1974), o Barcelona viveu uma época de resultados medíocres no esporte. Por outro lado se consolidou em seu quadro social com um constante crescimento associativo. Nesse período surgiu em seu quadro futebolistico um dos maiores jogadores da história: Johan Cruyff.
Em 1966, por iniciativa do então presidente Enric Llaudet, o FC Barcelona criou o Troféu Joan Gamper em homenagem ao seu fundador Hans Gamper (conhecido como Joan).
Com o inicio do longo mandato de Joseph Lluis Nuñez (1978 a 2000) e a ampliação do camp Nou para a disputa da Copa do Mundo de 1982, a conquista da Recopa (1979) em Basiléia, o retorno de Johan Cruyff, desta vez como treinador, o Barça montou o "Dream Team" (1990 a 1994) que conquistou a Copa dos campeões da Europa no estádio de Wembley (1992), com o célebre gol de Koeman, e ao bicampeonato conquistado em Paris, no ano de 2006, consolidando um período de grandes conquistas que dura até os dias atuais.

O Barcelona, o seu arquirrival Real Madrid e o Athletic Bilbao são os únicos times espanhóis que jamais foram rebaixados à Segunda Divisão Espanhola. Um outro orgulho do clube é o fato de ser talvez o único time gigante no mundo a não utilizar logomarcas de patrocinadores em suas camisas de futebol; apenas em 2006 um logo passou a ser colocado na parte abdominal das blusas, e ainda assim demonstrando boas causas: o clube paga, ao invés de receber, para estampar o emblema da Unicef

Futball-Club Bayern Munique


Franz John, jogador do MTV 1879 juntou-se com mais dez colegas que, assim como ele estavam cansados das condições nas quais tinham que jogar, foi feita uma reunião naquele dia para rescindir de sua equipe. O clube que criaram se chamou "Schwabinger Bayer". Anos mais tarde o nome foi mudado para FC Bayern de Munich, mundialmente conhecido como os "Bávaros".
Algum tempo mais tarde o Bayern conseguiu ascender à divisão superior, baixo o comando do treinador Tschik Cajkovski, morto em 1988. Começou um desenvolvimento surpreendente dentro da equipe porque o cronista avistou pela primeira vez o nome de Franz Beckenbauer e porque apareceram pela primeira vez nomes importantes na história do Bayern.
Não foi um ano sem títulos, já que antes do Campeonato mundial o FC Bayern tinha ganhado sua segunda copa por 4 a 2, Ohlhauser e Beckenbauer marcaram no final de Frankfurt diante de 60000 espectadores. Em um ano mais tarde, em 1967, chegou o primeiro título europeu. Pouco depois de conquistar a terceira copa por 4 a 0 conseguiram o doblete: Franz "Touro" Roth, que sempre marcava nas partidas importantes, pelo qual se ganhou o apelido de "Mister Copa da Europa”.
No final da Recopa da Europa nesse ano enfrentaram-se a um dos melhores Rangers da história. Os alemães passaram-lhes por em cima sem contemplaciones. Alemanha tinha-se convertido no berço dos melhores jogadores do Mundo. Em seu primeira final da Copa de Campeões da Europa 1973-74 em um final que passará à história o Bayern Munich empatou ante o Atlético de Madrid graças a um disparo desde o centro do campo no minuto 92 do encontro, no partido de desempate disputado ao dia seguinte, o Bayern conseguiu sua primeira Copa da Europa ao ganhar, desta vez sem apelativos por 4-0. Neste verão a coluna vertebral do Bayern ganhou a segunda Copa Mundial de Futebol para a Alemanha ante a "laranja mecânica", onde jogava Johan Cruyff, o domínio do "Kaiser", sobrenombre de Franz Beckenbauer, não tinha terminado ainda.
Em 1975 o Bayern ganhou sua segunda Copa da Europa, e em 1976, conseguiu sua terceira Copa da Europa e a primeira Copa intercontinental ao vencer o Cruzeiro Esporte Clube do Brasil.

Beckenbauer retirou-se em 1977, e a equipa notou sua ausência durante três anos nos que não conseguiu nenhum título. Estes voltaram da mão, ou melhor dito dos pés, de um jovem Karl-Heinz Rummenigge.
Fußball-Club Bayern München, conhecido em português por Bayern de Munique é o clube mais famoso e bem sucedido da Alemanha possuindo uma torcida fiel constituída por quase cem mil membros associados e organizados, tendo tido uma média de 52.529 espectadores por partida durante temporada 2004/05 da Bundesliga. Atualmente é o time com o maior número de conquistas da Bundesliga (22) e da Copa da Alemanha (15).
Na temporada 2007-08, o conjunto conseguiu levar-se a Copa da Alemanha, onde venceu 2-1 ao Borussia Dortmund; na Copa da UEFA, uma vez conseguida a primeira posição de seu grupo e superados os quartos de final eliminando de forma agónica a Getafe, disputou a semifinal da Copa da UEFA de 2008 contra a equipa revelação Zenit de San Petersburgo ficando eliminado no partido de volta como visitante, depois de perder 4-0. O objectivo principal cumpriu-se depois que Bayern se coroasse campeão da Bundesliga 2007-08 somando seu título número 21, se classificando à Une de Campeões fechando assim uma excelente campanha onde ademais suas novas contratações conseguiram adaptar à equipa tal é o caso dos internacionais o alemão Miroslav Klose, o italiano Luca Toni e o francês Franck Ribéry, sendo o italiano máximo goleador da Une Alemã e da Copa da UEFA.
O adeus do Bayern do "General" como se lhe conhece ao exitoso treinador Ottmar Hitzfeld e marcando assim o adeus ao futebol tanto a nível clubes e de sua selecção Nacional, do goleiro Oliver Kahn que disse:
"Receber a ensaladera de campeão é o máximo. 20 anos de carreira profissional é algo incrível. Vivi de tudo no futebol. Agora já não há voltada atrás, é o momento justo para pendurar as luvas. Estou muito agradecido de tudo". Agora a Une de Campeões será a prioridade do Bayern a próxima temporada. "No próximo ano o mais importante será a Champions", expressou-se o director desportivo bávaro Uli Hoeness.
Com a contratação do técnico holandês Louis Van Gaal, o clube sofreu uma reformulação em seu elenco, dispensando jogadores mais experientes como Zé Roberto e Luca Toni, e contratando uma safra mais jovem e com perspectivas futuras altas. Os resultados foram imediatos. Líderados pelo atacante holandês Arjen Robben, a equipe conquistou os dois torneios nacionais com méritos. A empolgação chegou até na final da Liga dos Campeões da Europa, que foi contida com um vice campeonato europeu depois da derrota na final para a Internazionale de Milão.


Liverpool Football Club




Anfield. Houlding comprou o Anfield em 1891, e propos um aumento do aluguel do estádio ao Everton entre £100 a £250 mil por ano. Mas o Everton, que jogava em Anfield há sete anos se recusou a pagar o aumento do aluguel de Anfield que Houlding queria, então o Everton se mudou para um novo estádio o Goodison Park. Revoltado com a atitude dos dirigentes do Everton, John Houlding fundou o Liverpool Football Club em 15 de Março de 1892 para jogar no Anfield que estava desocupado. O nome original do clube era para ser Everton Football Club, Athletic Grounds, Ltd ou Everton Athletic, mas foi mudado para Liverpool Football Club quando a FA recusou a reconhecer a equipe com o nome de Everton.
Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões, é o clube inglês mais bem sucedido da história da competição, ganhou o primeiro título no estádio Olímpico de Roma na temporada 1976-77 contra o Borussia Mönchengladbach da Alemanha pelo placar de 3 a 1. Já no ano seguinte, conquistou o bicampeonato ao vencer por 1 a 0 o Brugge, da Bélgica, no lendário estádio de Wembley, em Londres.
Após dois títulos seguidos do Nottingham Forest nas temporadas 1978-79 e 1979-80, confirmando o domínio inglês na competição européia, o Liverpool voltou a alcançar a final na temporada 1980-81, vencendo o Real Madrid pelo placar de 1 a 0, no estádio Parc des Princes, em Paris. Após desistir de disputar a final do Mundial Interclubes de 1977 e juntamente com o Boca Juniors a final em 1978 o Liverpool, campeão europeu de 1981, disputa no mesmo ano sua 1ª final mundial contra o Flamengo, campeão da Taça Libertadores da América de 1981, realizada na cidade de Tóquio, no Japão. Saem derrotados por 3 a 0 com gols de Nunes (2) e Adílio, ficando com o vice-campeonato mundial. Os Reds venceram seu quarto título europeu na temporada 1983-84, contra a Roma. O jogo terminou empatado por 1 a 1, com os Reds vencendo, nos pênaltis, por 4 a 2 em pleno Olímpico de Roma. Enfrentaram o campeão sul-americano Independiente da Argentina na final da Mundial Interclubes de 1984 mas novamente foram derrotados, com o placar de 1 a 0 para os argentinos.
O clube voltou a conquistar o troféu mais cobiçado do continente apenas na temporada 2004-05, em uma lendária final contra o Milan na partida ficou conhecida mundialmente como O Milagre de Istambul, e que muitos consideram a melhor partida da Liga dos Campeões de todos os tempos. Neste jogo, os Reds conseguiram a proeza de levar o jogo para a decisão por pênaltis após terminar o primeiro tempo perdendo por 3 a 0, com grande atuação do capitão Steven Gerrard, eleito o melhor jogador da UEFA no mesmo ano. Nos pênaltis prevaleceu a estrela do goleiro polonês Jerzy Dudek, que defendeu duas cobranças, deixando o placar em 3 a 2 e dando o quinto troféu da Liga dos Campeões ao Liverpool no Olímpico Atatürk em Istambul. O ano de 2005 só não foi perfeito para o Liverpool porque perdeu a disputa do Mundial Interclubes da FIFA para o São Paulo Futebol Clube, pelo placar de 1 a 0. O clube esteve perto de conquistar seu sexto título mais importante de sua história na temporada 2006-07 mas perdeu para o mesmo Milan que derrotou no chamado O Milagre de Istambul.
Para completar as conquistas europeias, venceu a Copa da UEFA três vezes sendo o único clube inglês com mais taças na competição, a primeira na temporada 1972-73 contra o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, e na temporada 1975-76 contra o Brugge, da Bélgica, ambos em partidas de ida-e-volta. Já no novo formato da competição, venceu o espanhol Deportivo Alavés em uma final histórica pelo incrível placar de 5 a 4, com gol de ouro.
O time completou um trio sem precedentes de duas copas nacionais, a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra e a Copa da UEFA na temporada 2000-01. Contudo, ganhar um trio não foi algo novo para o Liverpool. E na temporada 1983-84 eles foram vitoriosos na Liga dos Campeões, no Campeonato Inglês e na Copa da Liga. Esse foi o primeiro trio de grandes títulos a ser alcançado por um clube inglês.
Apesar de atualmente não ter uma dominação no cenário inglês, o Liverpool ainda é o maior vencedor, ao lado do Manchester United, no Campeonato Inglês, ambos com 18 títulos.
Liverpool Football Club é um dos que mais ganhou troféus no futebol inglês, entre eles estão dezoito títulos do Campeonato Inglês, cinco Liga dos Campeões, três Copa UEFA, sete títulos da Copa da Inglaterra, sete Copa da Liga, quinze títulos Supercopa da Inglaterra e entre outros.
O Liverpool está envolvido em duas das páginas mais terríveis da história do futebol europeu: em 29 de maio de 1985 em Bruxelas na Bélgica aconteceu a tragédia de Heysel, quando 39 pessoas foram mortas devido a acidentes causados por hooligans ingleses no estádio de Heysel e em 15 de abril de 1989 no estádio Hillsborough em Sheffield, quando Liverpool e Nottingham Forest jogavam, 96 pessoas morreram no que ficou conhecido como o Desastre de Hillsborough. O Liverpool foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e um dos novos membros da Associação Europeia de Clubes.
O Liverpool faz com o Everton, o clássico da cidade de Liverpool, o Merseyside derby, um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo. O atual capitão da equipe é Steven Gerrard, que em 13 de outubro de 2003 com apenas 23 anos de idade recebeu a faixa de capitão que estava com o finlandês Sami Hyypiä

Associazione Calcio Milan


O Milan foi fundado como um clube de cricket em 1899 pelos britânicos Alfred Edwards e Herbert Kilpin, dois recém chegados de Nottingham. Em honra de suas origens, o clube manteve a ortografia inglesa no nome do clube, em vez de mudar para o italiano, que seria pronunciado e escrito Milano (embora ele foi forçado a fazê-lo durante o regime fascista).
O clube venceu seu primeiro título italiano em 1901, e depois novamente em 1906 e 1907. Em 1908 o clube passou por problemas internos causados por divergências sobre a assinatura de jogadores estrangeiros, esse fato levou á formação de uma outra equipe na cidade de Milão, a FC Internazionale Milano. Na sequência destes acontecimentos, o Milan não conseguiu ganhar um único título nacional até 1951. Em 1963, o Milan conseguiu seu primeiro título continental, a Copa dos Campeões, batendo na final o Benfica, de Portugal. Este feito foi repetido em 1969, e seguido pela Copa Intercontinental.
Em 1986, o empresário Silvio Berlusconi adquiriu o clube. Rapidamente investiu muito dinheiro nas contratações do treinador Arrigo Sacchi e do trio neerlandês: Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Este foi o começo de uma de suas mais bem sucedidas equipes, que conquistou sete títulos nacionais, cinco troféus da Liga dos Campeões da UEFA, e três da Mundial Interclubes.
Mais recentemente, o Milan foi novamente acusado de participar de um escândalo de arbitragem, onde cinco equipes foram acusadas de manipulação de resultados. O clube inicialmente foi punido com a perda de quinze pontos e, consequentemente, não se classificarou para a Liga dos Campeões. Um recurso reduziu a pena para oito pontos, autorizando a equipe a participar da Liga dos Campeões de 2006-07, da qual sagrou-se campeão
O Associazione Calcio Milan, frequentemente abreviado em AC Milan ou Milan, é uma das principais equipes de futebol da Itália e do mundo. Atualmente milita na Série A.
Partilha com o seu maior rival, a Internazionale, o Estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de Estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas, pois Giuseppe Meazza, que jogou em ambos os clubes teve maior destaque na Inter. O estádio tem capacidade para 84 309 espectadores, e é palco onde geralmente é disputado o clássico de Milão, Derby della Madonnina.
O Milan é a terceira equipe com mais conquistas no Campeonato Italiano, sendo dezessete conquistas, atrás da Juventus com vinte e sete e do Internazionale com dezoito. Mas é o clube italiano com mais conquistas na Liga dos Campeões da UEFA, sendo sete conquistas e é também o maior campeão do Copa Intercontinental com três títulos. Conquistou ainda a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2007.
Segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003, o Milan teria 16,4% da preferência dos italianos, o que equivale a 9.479.200 torcedores, sendo a segunda maior torcida italiana.